A História - parte 3

       Ao retornar para o Programa Silvio Santos, em 1991, e com uma nova denominação e roupagem, conhecida até os dias de hoje como Topa Tudo por Dinheiro, o programa manteve as brincadeiras descritas anteriormente, inclusive as câmeras escondidas. Mas uma infelizmente não voltou ao ar e simplesmente ficou na memória daqueles que assistiam freqüentemente à primeira versão. Por volta de 1989, essa brincadeira tornou-se um dos principais símbolos do programa, às vezes com ares de cassino e deixando grandes sensações não só nas participantes, como também nos telespectadores. Tratava-se da brincadeira dos envelopes coloridos. Dispostos em uma bandeja transparente, sustentada por um pedestal, os envelopes coloridos escondiam prêmios valiosos escritos e, às vezes, inusitados, como prendas, e elementos de mínimo valor, como cachos de bananas, por exemplo. Para participar da brincadeira, Silvio Santos chamava diversas espectadoras e cada uma escolhia um envelope diferente. Para deixar a brincadeira com ares mais sensacionais e emocionantes, Silvio oferecia altos valores em dinheiro vivo para que cada participante abrisse mão do que ganharia com o envelope e o trocasse pela quantia em dinheiro. A partir daí, vinha o grande suspense, artifício que sempre fez parte da história do SBT, quando o assunto é conquistar índices de audiência.

                        A pergunta feita por Silvio Santos era uma só: o envelope ou o dinheiro?. As colegas de trabalho dividiam-se respondendo que era para a participante escolher o envelope ou então o farto dinheiro oferecido, às vezes chegando a valores equivalentes hoje a dez mil reais. Ao escolher o dinheiro, corria-se o risco de perder um valioso prêmio por uma quantia bastante menor que estava sendo oferecida por Silvio. Ao escolher o envelope, o risco estaria na surpresa desagradável ao encontrar uma prenda, como "levar um banho de balde", uma "ovada" ou ganhar tranqueiras em vez da dinheirama negada em troca do envelope. Ao revelar lentamente o que havia escrito em cada envelope, letra por letra e de trás para a frente, Silvio jogava piadas com a participante e ainda chegava ao ponto de oferecer mais dinheiro para abrir mão do envelope. Descoberto o prêmio valioso, que ia desde um relógio a uma geladeira que surgia em cena juntamente com o Roque, vinha a festa no programa. Nas prendas, risos em coro tomavam conta do áudio do SBT, juntamente com as frases de "consolo" de Silvio Santos.

*curiosidade: você se lembra, em 1992, quando na brincadeira no palco Prêmio ou Água?, onde uma pessoa ficava em cima de um tanque com água segurando um envelope, que continha a palavra "prêmio" ou "água", Silvio Santos foi testar o equipamento? Ele se sentou na tábua em cima do tanque e ao sair, perdeu o equilíbrio e caiu na água. Foi um dos melhores momentos da carreira dele. O programa foi encerrado em seguida. No domingo seguinte, ele repetiu várias vezes a queda e até sentou de novo na tábua, mas com muita cautela para não levar outro banho. (em breve este vídeo estará disponível. por enquanto veja o gif ao lado de 80 kb)

 

voltar